A resenha dessa terça-feira, dia xxxx, é sobre um livro que entrou para a famigerada prateleira dos favoritos: Quem Mexeu no Meu Queijo? - de Spencer Johnson.
Apesar de o título despertar curiosidade e até desprezo, por alguns leitores mais “cultos”, o livro não poderia ser melhor.
O enredo gira sobre quatro personagens: dois homens chamados Hem e Haw, e os ratos Sniff e Scurry, todos eles têm o mesmo tamanho, pequeninos, e estão em busca do queijo perfeito. A única chance de encontrar queijo (e, com sorte, o Queijo Perfeito) é saindo a sua procura, em um labirinto traiçoeiro.
Durante uma caminhada pelo labirinto, eles encontram a Estação de Queijo C e por alguns dias a fio, caminhavam de suas casas até a Estação e comiam o queijo de maneira despreocupada. Até que, um dia, o queijo acaba. Hew ficou desesperado, esbravejou e se perguntou quem teria feito isso?”Quem mexeu no meu queijo?” perguntava ele. Mas, Sniff e Scurry, já prevendo que isso aconteceria, saíram do local e seguiram à procura de um Novo Queijo.
Depois de dias famintos e agoniantes, Haw decide enfrentar o medo, sair da Estação e encarar o labirinto novamente, mas Hew insistia em ficar no mesmo lugar, choramingando e amaldiçoando o destino. Como Hew, existem várias pessoas que não aceitam as mudanças e as temem; como Haw, outras aprendem a se adaptar com o tempo; alguns como Sniff, prevem a mudança e se preparam para ela ou, fazem como Scurry, agindo imediatamente ao menor sinal de mudança.
Quantas vezes ficamos emperrados ao vislumbrar uma mudança, mesmo que mínima, em nossa vivência? Amaldiçoando tudo e nos perguntando várias e várias vezes quem teria feito isso, mexido no nosso precioso Queijo, sem nossa permissão. Mas, podemos escolher como encararemos a nova realidade que nos olha no grande labirinto que é a vida. Quando estamos à procura do que queremos, podemos ser como Hew, Haw, Sniff ou Scurry e, sendo assim, eu te pergunto: quem é você nesse enredo?
![](https://static.wixstatic.com/media/2f946d_86fd949c290c41ab98bc12d117ec24cf~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_1512,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2f946d_86fd949c290c41ab98bc12d117ec24cf~mv2.jpg)
Recomendo a leitura de um romance intitulado: "Princesa do Desejo", da autoria de Andrew Philip Collins, sobre temas críticos da sociedade brasileira.