top of page

Gente Pobre

Foto do escritor: O Blog do ClubeO Blog do Clube

A resenha deste dia de hoje é sobre o livro Gente Pobre, de Fiódor Dostoiévski.

Nesse romance, a vida dos personagens Varvara Aleksêievna e Makar Diévuchkin, amigos apesar da grande diferença de idade, nos é mostrada por meio de correspondências trocadas entre eles, contando sua rotina, sua vida cotidiana recheada de pequenas alegrias e grandes pesares, pois, como diz o título, Varvara e Makar são muito pobres e tentam viver - sobreviver - na cidade russa de São Petersburgo.

Makar é redator e Varvara trabalha como costureira, ambos enfretam todos os dias as humilhações que a sociedade impõe aos pobres. São pobres demais até mesmo para serem respeitados, nosso valor é medido pelas vestimentas, como disse Makar: “é para eles que uso capote (capa longa)”. Nosso estado de espirito é como roupa, por vezes em frangalhos, e o desprezo por parte da sociedade é como morrer em vida, estamos mortos, invisíveis, não somos ninguém sem um par de botas novas.

Durante a leitura, me sentindo como esses personagens, lembrei que damos muito valor ao que os outros dizem e em 90% do tempo essas pessoas não têm tanta importância em nossas vidas, no final das contas. Por que se importar tanto? O que precisamos provar? Para quem? Do que isso vale? Mantemos o exterior intacto para que o interior não desmorone. Mas, e se desmoronar? Não devemos desmoronar de vez em quando? Ou isso devia ocorrer de vez em sempre?


Destrua, para construir

Desmorone

Reconstrua

Morra em vida

Viva



57 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Convidado:
19 de jul. de 2023

Eu gostei do livro Gente Pobre do Dostoievski, o escritor que eu mais gosto!

Curtir
Post: Blog2_Post
  • Instagram

©2021. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page