Hoje falarei sobre a Obra de Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray.
A narrativa gira em torno do jovem e belíssimo Dorian Gray que por esses motivos acaba chamando atenção do pintor Basil Hallward, que decide retratá-lo em um quadro. Enquanto posava para a pintura conhece Lord Henry Wotton, que o fascina com ideias sobre aproveitar a vida ao máximo enquanto se é jovem. De início o protagonista se mostra como alguém inocente e inexperiente, mas a medida em que passa a se interessar pelas ideias de Henry (e a conviver com ele), a personalidade do mesmo começa a mudar (ou se revelar verdadeiramente, na minha opinião).
Após o retrato ter sido finalizado, Dorian se vê apaixonado por si mesmo, por aquela linda pintura e faz um pacto.
Como é triste! Eu vou ficar velho e horrendo e medonho. Ele jamais envelhecerá além deste dia de junho… Se pudesse ser diferente! Se eu permanecesse jovem e o retrato envelhecesse! Por isso — por isso — eu daria tudo! Sim, não há nada em todo o mundo que eu não daria! Daria a minha alma por isso!
E dito e feito, com o desenvolvimento da leitura acompanhamos todas as coisas horrendas que ele faz e como isso o afeta, ou melhor, afeta o quadro, transformando aquele homem lindo em uma aberração, na medida em que sua alma vai se corrompendo. O verdadeiro Dorian, de carne e osso, não sente e não se importa com as consequências dos seus atos (o que pode ser uma metáfora muito interessante). Mas, conforme a leitura se desenrola, vemos que a vida acaba não sendo tão maravilhosa quando ele imaginava, mesmo tendo as famigeradas "beleza e juventude eternas".
Até que ponto somos definidos pelo nosso reflexo no espelho?
Mas a beleza, a verdadeira beleza, acaba onde começa uma expressão intelectual. O intelecto é por si só um exagero, destruindo a harmonia de qualquer rosto. No momento em que alguém se senta para pensar, se torna só um nariz, ou só uma testa, ou algo horrível.
![](https://static.wixstatic.com/media/2f946d_eb6ca31be11c45dfb51f9566b535eb42~mv2.jpg/v1/fill/w_564,h_457,al_c,q_80,enc_auto/2f946d_eb6ca31be11c45dfb51f9566b535eb42~mv2.jpg)
Comments