O post de hoje não é uma resenha e sim um guia, digamos assim. Há alguns dias vi uma postagem em um grupo do Facebook onde o participante pedia dicas para retomar o gosto pela leitura e pensando nisso, resolvi criar esse compilado de dicas para ajudar quem esteja tendo essa dificuldade.
Comprometimento e disciplina
Agora que somos adultos não podemos, em tese, fugir de nossas responsabilidades e viver a vida sem comprometimento com as coisas que achamos verdadeiramente importantes, por isso traçar uma meta e ser fiel ao seu plano é primordial. Eu sei que estamos saturados com frases motivacionais e os clichês que dizem que só depende de nós e tudo mais, mas infelizmente eu também terei que te falar isso: Realmente só depende de você, ninguém vai te pegar pela mão e levar por todo o caminho. Reflita sobre seus desejos e encare os desafios (que já adianto que serão muitos). Tenha comprometimento com seus sonhos e faça por você aquilo que muitas vezes faz pelos outros.
Tenha uma rotina
Muitas vezes nos pegamos tentando implementar um cronograma qualquer, que conseguimos na internet, ao nosso dia-a-dia e nos perguntamos o motivo de nada estar dando certo; talvez o motivo seja que você está tentando encaixar um cronograma não compatível com a sua realidade. Uma pessoa que apenas estuda provavelmente fará um cronograma onde lê 4 horas por dia, já você que tem sua casa, estuda, trabalha (quem sabe tem família) não consegue seguir esse mesmo itinerário. Faça para você uma rotina que faça sentido para você.
Mude o estilo literário
Por vezes insistimos em uma leitura onde o gênero na verdade não nos agrada e isso torna dificílimo o processo da leitura. Aqui mesmo no Blog eu faço resenhas de diversos gêneros literários, quem sabe lendo as resenhas você fique com vontade de ler um desses livros.
Crie metas (realistas)
Eu, por exemplo, tenho um calendário de papel onde distribui, nos 12 meses, os livros que ainda faltam para ler, isso me faz ter mais pique para bater a meta mensal. Mas vá com calma, não se compare com fulano ou ciclano que diz que lê 5 livros por hora, estipule metas realistas, para não se frustrar e acabar desistindo. Mas se desistir, volte!
Faça um cantinho da leitura
Assim como o cantinho do estudo, o cantinho da leitura (que pode ser o mesmo local) é onde vamos para ler e fazer apenas isso; decore o ambiente da forma que gostar e tenha em mente que lá será um local somente para a leitura, sem celular, barulho e demais coisas que possam te distrair. Transforme aquele cantinho em seu santuário para o relaxamento (mas evite usar "roupas de dormir", aquelas super confortáveis, pois dirão ao seu cérebro que local calmo + roupa confortável = hora de dormir, e não é o que queremos).
Comments